13/01/2020

ALMOXARIFADO DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA LABORATÓRIOS


Compartilhe:
Em visitas a Laboratórios de diversas empresas e universidades , freqüentemente temos notícias da ocorrência de acidentes, alguns com graves conseqüências, devido à armazenagem inadequada de reagentes e produtos químicos. Para evitar tais riscos, devem ser adotados critérios rígidos para o armazenamento desses itens, levando-se em conta a diversificação de propriedades como: toxicidade, volatilidade, corrosividade, inflamabilidade, explosividade, caráter oxidante ou redutor, tendência a formação de peróxidos etc.

ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS

É recomendável que o almoxarifado de reagentes seja instalado fora do Laboratório, mantendo-se no mesmo apenas a quantidade de reagentes necessária para o consumo das atividades do dia. O local de armazenagem deve ter espaço suficiente para que a operação de reposição dos estoques nas prateleiras possa ser executada com segurança, possuir ventilação e iluminação adequadas.

Providenciar sinalizações de segurança contra fogo, bem como extintores de incêndio e kit para derramamentos contendo absorventes, EPIs e EPC (Equipamento de proteção coletiva - Capela). A armazenagem deve ser feita em prateleiras resistentes, largas, seguras e sem a incidência direta da luz solar. As instalações elétricas devem ser à prova de explosão, principalmente quando forem estocados grandes volumes de líquidos inflamáveis. As vidrarias e outros materiais, como papel de filtro, devem ser armazenados separadamente dos reagentes. Não armazenar produtos não identificados. Respeitar o prazo de validade dos produtos, descartando os vencidos, e fazer uma inspeção geral no mínimo duas vezes ao ano também são regras que precisam ser respeitadas.

Quanto à disposição dos reagentes nas prateleiras, deve-se agrupar os mesmos por famílias químicas, colocando etiquetas no local, e seguir o princípio da incompatibilidade entre reagentes. Cuidado para não colocar justapostos produtos que reagem entre si, como oxidante com redutores, ácidos com bases etc.