Layouts


ENGENHARIA DE LABORATÓRIO

Os novos projetos estão seguindo a tendência em que os profissionais nos laboratórios colaborem de forma interdisciplinar. Químicos, biólogos, físicos, engenheiros e cientistas de informática trabalham e dividem o mesmo espaço (laboratórios e escritórios) em um objetivo comum. Ao mesmo tempo, os projetistas de laboratórios apresentaram soluções inteligentes com módulos múltiplos que permitem uma grande variedade de configurações adaptáveis. Mesmo quando não utilizamos uma abordagem multidisciplinar, muitas instalações avançaram para laboratórios com espaços amplos, agradáveis e funcionais com o objetivo de que trabalhar em equipes aumenta a produtividade geral, também, promove a comunicação e facilita o compartilhamento de equipamentos e recursos. 

PLANEJANDO O LAYOUT

Para cumprir com as suas diferentes normativas e especificações técnicas, a montagem de um laboratório deve incluir todos os requisitos de segurança, ser planejado com design flexível e colaborativo.
As principais áreas abordadas para elaboração de viabilidade: 

ASPECTOS ORGANIZACIONAIS

  • Espaço físico definido pelo cliente para a implantação do laboratório.
  • Objetivos do laboratório inclui numero de pessoal, número e tipos de atividades (classificação/certificação) ou disciplinas.
  • Considerar o desafio de metas, o cronograma e a execução compatíveis com os prazos necessários.

ASPECTOS TÉCNICOS 

  • Layout c/ ambientes seguros que suportam novos estilos de trabalho, tecnologias em evolução, culturas de colaboração, mobilidade, conectividade e sustentabilidade.
  • Processos exigem novos equipamentos e soluções inteligentes, com módulos múltiplos que permitem uma grande variedade de configurações adaptáveis, tornando o espaço multifuncional capaz de promover interação e objetivos comum.
  • Destino correto dos resíduos e sustentabilidade.