CAPELAS DE EXAUSTÃO MODELO ECO-DC (EPC)


   

A ciência evoluiu ao longo do século, no passado era uma busca individualista e hoje um esforço colaborativo.”

CAPELAS MULTIFUNCIONAIS COM INCLUSÃO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

As capelas químicas com exaustão DesignsLab®, equipamento essencial de proteção coletiva em laboratórios que utilizam produtos nocivos, necessitam serem construídas adequadamente e devem assegurar as operações perigosas com agentes químicos corrosivos, tóxicos, explosivos, etc.
Os modelos de Capelas ECO-DC, conforme compromisso dos requisitos de nossa ISO 9001:2015, trás ao mercado nacional o pioneirismo e inovações em sua concepção. A inclusão social através do planejamento e desenvolvimento proporcionaram o acesso de profissionais com necessidades especiais ao mercado de trabalho e a responsabilidade ambiental na aplicação sobre toda a cadeia produtiva até o destino correto do descarte e reciclagem dos produtos no final de sua vida útil, além de pensar também na economia de energia elétrica, a  DesignsLab® inseriu em todos os modelos ECO-DC de Capelas, como padrão, o sistema VAV com módulos inteligentes que controlam diretamente a velocidade dos motores, combinados com a necessidade de exaustão de ar conforme a abertura da janela guilhotina e de sensor de presença.
As capelas modelo ECO-DC (EPC) foram desenvolvidas, patenteadas e construídas considerando as normas NFPA-45, ASHARAE 110-2016 e EN 14175.
Os modelos de capela modelo ECO-DC para uso geral "Standard", tem o princípio da segurança e da multifuncionalidade, ou seja, um local para manipulação e aplicação de diversos produtos químicos (solventes e ácidos), considerando as suas propriedades agressivas e voláteis. Entretanto recomendamos a construção de Capelas “especificas”, quando a Capela, por exemplo, será destinada a utilização dos ácidos perclórico ou ácido Fluorídrico. 
 

MAIOR ESPAÇO INTERNO E MENOR CONSUMO DE ENERGIA COM OPERAÇÕES ECONOMICA 

O Box construído em peça única monolítico, sem emendas, proporciona amplo espaço interno para trabalho. O design do Box (caixa de trabalho) favorece a comodidade interna, os bicos dos registros são acomodados na reentrância lateral, não há necessidade de cubas ou bojos, o tampo facilmente removível não encosta nas laterais do BOX.
O sistema eletrônico da Capela modelo ECO-DC modelo AirflowTechn® traz vantagens para a segurança e economia de energia elétrica, o sensor de presença ativa e desativa a luz interna quando houver movimentação, o sistema eletrônico de exaustão VAV monitora a velocidade nominal do exaustor, equalizando o fluxo de ar de acordo com a posição da abertura da janela frontal.
 

EFICIÊNCIA OPERACIONAL 

Estruturada em conjunto de quadros de aço carbono revestida com pintura especial ou em aço inox AISI-304 com niveladores. Funções do Bypass (grelha painel superior) e AirFoil (aparato aerodinâmico) frontal ao tampo, capaz de eliminar micro turbulências no interior do Box e permite trabalhar com a janela guilhotina 100% fechada sem interromper o fluxo de ar.

CONTRÔLE ELETRÔNICO INTEGRADO VAV PARA CAPELAS

Painel digital e Módulo Integrados modelo DS-AM-CM 
Placa mãe e painel de comando digital integrados em controlador produzido pela AirflowTech® é um avançado periférico modular micro processado, que fornece a capacidade de monitorar e controlar todos os componentes eletrônicos da capela, a principal novidade é a capacidade de controlar a velocidade de até cinco ventiladores de exaustão e um de insuflamento de ar no mesmo módulo, todos inseridos no sistema VAV. O resultado trás maior eficiência na definição e estabilização da velocidade constante na face da Capela, em qualquer posição de abertura da janela e proporciona considerável economia de energia no desempenho.
 

MÓDULOS INFERIORES COM ACESSIBILIDADE

Os modelos de armários inferiores:
Linha Flexi é provido de exaustão ligado ao sistema eletrônico de exaustão da capela, possui rodízios, internamente revestido com chapa de polipropileno com bandeja tipo "dique" para conter líquidos.
A Linha EX é o módulo inferior a prova de explosão, construído em aço carbono com portas e trava.
Nota: Em ambas as linhas o armário quando removido serve para acessibilidade a cadeirantes.
 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL  

DesignsLab® está preocupada com a sustentabilidade em todas as etapas do processo até o descarte de seus produtos, emprega em seus modelos de capelas ECO-DC muitos componentes recicláveis como: ferro, tinta e vidro, além de estimular seus fornecedores e parceiros a agregarem matérias primas produzidas de forma ecológica e rastreáveis, além disso promove e incentiva ações de proteção ambiental. Um exemplo de pioneirismo adotado pela DesignsLab® é a responsabilidade pelo destino ecologicamente correto do descarte de todos os seus produtos, ao fim da vida útil, principalmente as capelas quando forem tratadas como sucata, conforme requisito da ISO 9001.
Caso necessite de maiores informações sobre o assunto, procure nossa equipe técnica nos canais de comunicação.
 

NORMAS TÉCNICAS

Aplicamos em nossos modelos de Capelas ECO-DC as recomendações de normas internacionais e somos membro da comissão de estudos da ABNT/CE-055:002.001 CONDICIONAMENTO DE AR NA ÁREA DA SAÚDE - PROJETO CAPELAS DE EXAUSTÃO QUÍMICA