Manutenção Preventiva


SEGURANÇA E MANUTENÇÃO EM MOVEIS E CAPELAS


A segurança notoriamente é a principal preocupação das empresas para quaisquer atividades, especialmente nos laboratórios, onde são exigidos resultados contínuos e ininterruptos; É fundamental garantir a perfeita sincronia do sistema, minimizando parada por falha técnica, para que isso ocorra é necessário também que as bancadas, partes elétricas e hidráulicas, capelas, sistemas de ventilação e equipamentos de segurança estejam incluídos no planejamento da prevenção rotineira; Conceitualmente são projetado e construído sob normas e padrões especifico para atender as exigências extremas, porem é necessário a manutenção preventiva feita por pessoal especializado com profundo conhecimento de suas possíveis falhas.

Julio Carlos Alves -Depto Comercial
Designs Laboratório®

Ainda não está convencido da Importância da Manutenção especializada?

Na primavera 1997, primeiro semestre, na Universidade de Kentucky, houve um acidente com experimento no Laboratório, que resultou em fogo e explosão. Acredita-se que ácido nítrico e solventes orgânicos estão envolvidos, o fogo iniciou após falha no dispositivo de elétrico da Capela de exaustão; Mas a causa exata continua a ser desconhecida. Houve explosão seguida de fogo que envolveu toda a Capela de Exaustão (imagens abaixo); O laboratório (aprox. 2000 pés/quadrado) rapidamente foi tomado com fumaça preta, espessa e ardente. “É milagroso que não houve nenhum dano sério desta explosão com fogo”, diz o diretor do Campus.

Visão da Capela de Exaustão onde o acidente aconteceu. Note o número grande de substâncias químicas envolvido na conflagração e os recipientes químicos derretidos e quebrados. Observe o número grande que não quebrou ou quebrou, mas poderia ter detonado enquanto o fogo estava sendo extinguido.

Visão da Capela que foi severamente queimada na parte fontal do gabinete inferior.

A Capela envolvida no incidente aparece ao fundo da fotografia (note o material branco na bancada central é os restos de lampadas fluorescentes que foram quebradas pelos escombros arremessados na explosão). Outros fragmentos provenientes da explosão foram encontrados até 20 metros do incidente.

Incidentes de Segurança no laboratório: Ácido Perclórico

Verificou-se na CAPELA E SISTEMA DE EXAUSTÃO, perigosa ataque e formação de cristais (altamente inflamaveis e explosivos) pela utilização do Ácido Perclórico, sem sistema adequado de exaustão e lavagem, bem como um programa de Manutenção Preventiva.

A Capela de Exaustão p/ ácido perclórico foi contaminado pesadamente, devido ao mau funcionamento no sistema de exaustão (teste realizado no interior da Capela com spray d’água atestaram a deficiência).

O duto da Capela ao telhado não tinha sistema de lavagem. Como resultado, formaram os cristais de acido perclórico em muitos locais ao longo do duto, particularmente onde haviam pontos de solda.

Embora só visível no lado de fora, é presumido contaminação é pior no interior do tubo . A madeira (e outros materiais orgânicos) tambem podem ter sido contaminado com ácido de perclórico, a ponto de aumentar suas caracteristicas inflamáveis e / ou explosivo com calor ou fricção.

Para prevenir este tipo de situação, segue dicas para trabalhos com ácido perclórico

  1. Sempre usa óculos de proteção e luvas de borracha quando manipulando ácido perclorico.
  2. Trabalhando com soluções de 70% ou mais requer uma proteção de face, avental e procedimentos de manipulação especiais identificados.
  3. Limpe derramamentos imediatamente.
  4. Um programa de manutenção preventiva deve ser efeito em Capelas de Exaustão esclusiva p/ ácido perclórico onde os materiais perigosos são manipulados.
  5. Nunca utilize a Capela Química para manipular ácido de perclórico a menos que a Capela foi projetada para uso com ácido de perclórico e conter sistema de lavagem de tudos e box interno.
  6. Deixar o sistema de exaustão ligado durante pelo menos 20-30 minutos ao término de cada sessão de trabalho.
  7. Sempre armazenar em local seguro, ácidos separadamente de solventes orgânicos.
  8. Para determinar se os ácido perclórico ou percloratos estão impregnando com cristais as superfícies, considerar teste abaixo:

Teste de Ácido Perclórico e Procedimento de Análise, Brookhaven Laboratório Nacional, Segurança e Divisão de Serviços de Saúde dos EUA. Este documento descreve o procedimento de campo para analisar amostras em potencial de superfícies contaminadas com percloratos e ácido perclórico.

Fonte: http://www2.umdnj.edu/eohssweb/aiha/accidents/perchloric.htm