13/01/2020

Tendência do Laboratório Amplo e Multifuncional


Compartilhe:

O estudo do laboratório deve ser um planejamento de pessoal capacitado, entender como funcionam as instalações do laboratório para garantir que as instalações atinjam as necessidades, capacidades e limitações. O pessoal de laboratório precisa entender e estar preparado para agir em situações anômalas dos sistemas de ventilação, controles ambientais, capelas químicas de laboratório, dispositivos de ventilação associados a esses equipamentos e como usá-los corretamente. Para garantir segurança e eficiência, o trabalho deve ser visto no contexto de todo o laboratório e suas instalações.

Desde a década de 2000 tem sido uma tendência em que os profissionais nos laboratórios colaborem de forma interdisciplinar. Químicos, biólogos, físicos, engenheiros e cientistas de informática trabalham e dividem o mesmo espaço (laboratórios e escritórios) em um objetivo comum. Ao mesmo tempo, os projetistas de laboratórios apresentaram soluções inteligentes com módulos múltiplos que permitem uma grande variedade de configurações adaptáveis. Mesmo quando não utilizamos uma abordagem multidisciplinar, muitas instalações avançaram para laboratórios com espaços amplos, agradáveis e funcionais com o objetivo de que trabalhar em equipes aumenta a produtividade geral, também, promove a comunicação e facilita o compartilhamento de equipamentos e recursos. 

Clark Centre de Stanford é aberto e flexível: varandas externas substituem corredores internos e os layouts de laboratório podem ser reconfigurados à vontade. Espaço aberto onde todos podem ver e ouvir tudo! A falta de quartos e carpetes significa que o som viaja muito. Ótimo " para incentivar estudantes, palestrantes e pesquisadores de diversas disciplinas a se misturar ". 

Considerações para projeto de Laboratório conceito aberto

Existem vantagens e desvantagens para este novo conceito de laboratório aberto.

As vantagens incluem:

1. Visibilidade entre pesquisadores;

2. Melhor comunicação e colaboração;

3. Facilidade de compartilhar recursos, incluindo equipamentos, espaço e equipe de suporte;

4. Flexibilidade para futuras necessidades devido ao mobiliário adaptável;

5. Manutenção torna-se localizada e assim poderá ser administrada com maior tranquilidade sem interrupções no fluxo de trabalho.

6. Aumento de produtividade da equipe devido as preocupações com a melhoria das condições de trabalho, segurança, praticidade, consequentemente da saúde e qualidade de vida dos usuários.

Desvantagens e limitações incluem:

1. Espaços maiores necessitam de equilíbrio do sistema de ventilação e climatização;

2. Desafio de armazenar produtos químicos e suprimentos quando há falta de espaços naturais criados por paredes e outros acessórios;

3. O ruído de pessoas e equipamentos pode ser maior em um laboratório compartilhado;

4. Incapacidade de alguns pesquisadores trabalhar efetivamente em um ambiente de laboratório aberto.

Os projetistas para elaborar um estudo devem trabalhar com os usuários para encontrar soluções que atendam tanto quanto possível às necessidades dos diferentes laboratórios. Não é raro neste novo conceito uma combinação de espaços de laboratório abertos com áreas menores dedicadas a funções especificas.

Estudo e execução do seu laboratório procure a DesignsLab ,ISO 9001:2015, com 30 anos de experiencia no segmento. Fone: 55 (19) 3269-5503 infolab@designslab.com.br